Fórum PSM


Estás a ver o fórum como visitante o que te dá acesso limitado a ele, ao fazeres o registo na nossa comunidade poderás criar e responder a tópicos de discussão, trocar mensagens privadas, participar em votações, entre muitas outras coisas. O registo é simples e gratuito, por isso junta-te à nossa comunidade!

    Vintecinco anos de BBS's

    Compartilhe
    avatar
    lianinho
    Psm Team
    Psm Team

    Número de Mensagens : 153
    Idade : 31
    Localização : porto
    Reputação : 0
    Pontos : 0
    Data de inscrição : 10/09/2008

    Informações
    Consola(s): PS3
    Télemovel Télemovel: nokia 3660

    Vintecinco anos de BBS's

    Mensagem por lianinho em Sab Set 13, 2008 10:49 pm

    Este passado fevereiro cumpriram-se 25 anos da primeira BBS, um dos sistemas precursores da actual Internet.

    Os utilizadores de microinformática mais veteranos lembraram-se (e seguramente como é o caso de quem assina estas linhas, com nostalgia) a época dos módems de 2.400 kbps. (e incluso de menos velocidade) e das BBS's, verdadeiro ponto de encontro dos mais aficcionados antes da chegada de uma Internet massificada e acessível para quase todo o mundo nas sociedades ocidentais ou ocidentalizadas -e é que o tão anunciado acesso universal ainda fica muito longe-.

    Uma BBS consiste num computador ou uma aplicação software dedicada à partilha de mensagens e ficheiros entre utilizadores que se conectam a ela por médio de um acesso remoto com uma conexão de modem ou, actualmente, uma conexão de qualquer tipo à Internet.

    As primeiras BBS's popularizaram-se a finais dos setenta, princípios dos oitenta, e marcaram boa parte da vida do mundo underground antes da massificação e expansão da Internet a princípios dos noventa.

    A primeira BBS nasceu oficialmente em 16 de fevereiro de 1978, fruto do tédio de dois jovens hackers -quando a palavra hacker ainda não tinha um significado pejorativo- de Chicago (Illinois, Estados Unidos) fechados nas suas casas por culpa de uma abundante nevada. Os dois acostumavam a partilhar programas gravados em cinta de cassete, mas a impossibilidade de sair dos seus respectivos domicílios por culpa da tormenta levou a especular sobre a possibilidade de dispor de um sistema que por meio do acabado de inventar modem Hayes lhes permitisse partilhar os seus programas. Dito e feito, num tempo recorde foi programada a primeira aplicação deste tipo, chamada originalmente CBBS (Computerised Bulletin Board System) que funcionava num computador com um processador de 8 bits a 1 Mhz., com 64 Kb. de RAM, uma disqueteira de 8 polegadas e 173 Kb., e um modem de 300 baudios.

    Cedo começaram a surgir clones deste sistema por todo o pais e, quase por mimetismo, em todo o mundo. Mas o reinado das BBS's como ponto de encontro dos aficcionados ao mundo da informática cedo deixaria passo à Internet, e com isto à reconversão das BBS's ao novo ambiente.

    Actualmente ainda existem BBS's ao estilo "clássico", às quais deve acederse via modem por meio de uma chamada a um número de telefone concreto e um programa de terminal, mas a maioria encontram-se integradas na rede Internet e são acessíveis por meio de Telnet.

    Em qualquer caso, a rede de BBS's foi o primeiro médio de comunicação livre e de relativa universalidade, precursor em muitos aspectos sociais e alguns tecnológicos da actual Internet.

      Data/hora atual: Qua Dez 12, 2018 3:46 pm